segunda-feira, abril 03, 2006

A Juventude Superior

Gosto Muito da Comunidade Universitária Portuguesa.

No seu geral. Nem em concreto, nem em particular. Mas, confesso, com uma certa simpatia para com alguns aspirantes a doutores.

Gosto de ver como a nata, la crème de la crème, da nossa juventude se junta, animadamente, nas instituições de Ensino Superior. Gosto da sua cultura geral e universal que justifica, claramente, o termo Universidade como fonte geradora e impulsionadora de um conhecimento multidisciplinar, total e abrangente.

Se assim não fosse, como poderíamos considerar esse ensino Superior? Superior, sim, porque amamenta no seu regaço as brilhantes, actuais e futuras, mentes do nosso país. Quem passeia a sua arte por salas de tão consagradas instituições fá-lo-á por ser merecedor de tal erudito investimento.

Ensino Superior e Universal, selecto, para mentes iluminadas. Que compreendem que o conhecimento deve - tem! - de ser algo que percorra tudo o que rodeia uma determinada especialização científica. Desde a língua em que escrevemos ao pormenor mais técnico de uma determinada faculdade. É, felizmente, inconcebível um jovem universitário que não escreva bem a sua Língua, que não compreenda a Sociedade que o rodeia, que desconheça as linhas gerais da História nacional e universal ou que não entenda a estrutura de vida do Planeta.

Gosto Muito da Comunidade Universitária Portuguesa. Gosto da mesma no seu geral. Gosto de como ajuda a identificar bem o Ensino que frequenta como claramente Superior.


Já agora, sobre este tema, gravei isto.

O Vosso,
Eládio

4 Comments:

At 10:34 da manhã, abril 06, 2006, Blogger - said...

A vida universitária conhece o seu auge quando, em conjunto, os estudantes desenvolvem a capacidade de criar uma tuna! Há lá manifestação mais graciosa e profunda do que a prática musical em conjunto, utilizando uma diversidade de fontes sonoras para assim conceber o seu som característico?

 
At 11:51 da manhã, abril 13, 2006, Anonymous Anónimo said...

Cara Eládio V. Exª escreveu isto para me chatear não foi?? :))

Pois bem, não sei se já lhe tinha dito mas digo agora para que fique público: "Não fale das matemáticas, quem não é matemático":). A Universidade que Vossa Senhoria apregoa é uma instituição de cariz medieval (apesar de tudo um conceito que me agrada bastante) que hoje em dia não tem muita força. A Universidade moderna, pode ser uma fonte geradora de conhecimento multidisciplinar, mas está longe de pretender fornecer um conhecimento total e abrangente. Também devo dizer que o ensino superior (superior não será apenas um nome?? terá mesmo toda essa conotação negativa??) não é nenhuma sociedade buéda fixe e secreta; está aberto a todos os que queiram e consigam entrar; sair é que é o problema:).
Quanto a escrever bem a sua Língua, onde é que está escrito que para se desenhar um chip, ou mandar um foguete à Lua, ou compôr uma melodia, ou para pintar um quadro (etc. e fora os que realmente estudam a lingua) é preciso escrever e falar bem a lingua? Aliás, uma das fontes de evolução de uma lingua é exactamente o seu uso "incorrecto" (mas isto pode ser uma outra discussão). De resto, compreender a sociedade é complexo, a História não se escreve de uma só maneira e a estrutura de vida do planeta (acho que) ainda é desconhecida.
De qualquer maneira, entendo o que diz... e até apoio. O jovem universitário (em média) não tem noção do que é ser universitário a sério, mas não será isso um reflexo da nossa sociedade?? Quem sabe realmente o que é ser cidadão?
Quanto às tunas (outro assunto do qual posso falar com conhecimento) todos sabem que eu as odeio:) A maior parte delas, odeio-as (embora lhes reconheça o direito a existir)! Mas adoro as tunas que fazem um trabalho musical digno, que representam o país, que são recebidas em todo o mundo, que respeitam as raízes musicais portuguesas, que deixam saudade, que não têm cor política, sem prejuizo de se saberem divertir, quando é preciso, e beberem uns copos valentes. Já sei: a praxe. Poupem-me...A praxe existe em variados grupos sociais, não é um exclusivo de uma tuna e há muitas maneiras de se fazer praxe sem humilhação.

E já escrevi o suficiente para uns dois meses...Um abraço a todos e desculpem os erros:)))

Suzete A.

 
At 12:39 da tarde, abril 13, 2006, Blogger Tiago FM said...

    
Cara Suzete de A.

É claro que não escrevi para a incomodar.

Nem compreendo a sua indignação... Se todo o meu texto elogia a classe universitária, porque não consegue ver que, finalmente, aceitei a mesma como algo a vangloriar? Isto não pode ser só insultar, criticar e depreciar...

Se viu algo para além disso, então Parabéns!, a ideia do texto não seria, então, dirigida a si.

Quanto às Tunas, nunca aqui puxei o assunto. Mas gosto muito de Tunas. E também de Futebol. E de Iscas.
(esta referência ao Futebol foi um bocado à Herman 2000; um estratagema reles e eficaz de espevitar uma qualquer audiência)

Obrigado pela sua participação, cara Suzete. Sabe que gosto de a ver por cá, apesar de nunca escrever a pensar em alguém em particular.

 
 
Um seu criado,
Eládio C.

 

 
At 3:19 da manhã, abril 25, 2007, Anonymous Anónimo said...

Enjoyed a lot! »

 

Enviar um comentário

<< Home