quarta-feira, maio 31, 2006

Já Reparou Que Os Comboios Portugueses Andam Mais Bonitos?



A melhor ligação Cais-Do-Sodré / Belém, e volta.

O Vosso,
Eládio

sábado, maio 27, 2006

Televisão de Fim-de-Semana

Caríssimos apreciadores do verão com sopas frias tipo gaspacho, seja ele português ou espanhol...

Acho que é do conhecimento geral que a programação de televisão para as tardes de fim-de-semana, sobretudo na aproximação e durante a época balnear, são um convite ao passeio com a família, amigos, dada a qualidade das obras cinematográficas exibidas.

Inspirado neste conceito, e em todos os filmes de sábado à tarde protagonizados por um par de gémeas, ou por um senhor magro de boné chamado Ernesto, ou por animais que falam com uma voz parecida à do Michael J. Fox, ou até mesmo o clássico dos clássicos, com aquele miúdo ruívo que é um pestinha, eis que vos apresento uma curta-metragem de qualidade surpreendente, que gostaria de um dia assistir numa sala de cinema, ou posteriormente, num sábado ou num domingo à tarde:




Consigo imaginar uma versão prolongada deste autêntico talento. Gosto sobretudo da sua presença perante as câmaras, um verdadeiro showman (ou melhor, showdog).
Estaremos perante o último herói de acção?


Despeço-me com amizade,
Eng.º Sousa Veloso

quarta-feira, maio 24, 2006

The Cow Parade


Caríssimos apreciadores de sopas e descanso,

Como já devem ter reparado, a comunicação social tem estado a fazer uma enorme publicidade ao evento denominado de Cow Parade, resultando numa exposição de tão sagrado animal por vários locais da cidade.
Mesmo que não tenha sido seleccionada, gostaria de vos apresentar a minha proposta de participação, que penso que, de uma forma simples e pouco ambiciosa, consegue representar um pouco da nossa nação:


O seu nome é Vaca-Galo.

No entanto, não consigo entender porque foi rejeitada...

Novamente, despeço-me com amizade.

Eng.º Sousa Veloso

O que é que se passa com esta gente?

Caríssimos apreciadores da sopa do dia,

Não sou um grande apaixonado por futebol. Talvez muito por culpa de durante toda a minha infância me ter apercebido que não tinha muito jeito para dominar a bola com os meus dois pés esquerdos, sendo que na selecção das equipas entre colegas, ficava sempre para último, ou então simplesmente não jogava.

Com isto não quero dizer que não sou capaz de assistir e apreciar um bom jogo de futebol. No entanto gosto de distanciamento de todos os comportamentos inerentes aos adeptos dos vários clubes, cuja vitória ou derrota implica uma desculpa para assumir comportamentos aleatórios, muitos deles importados directamente do reino animal, resultantes do consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou de outras substâncias não tão lícitas.


É impressionante a quantidade de pessoal com habilitações desportivas em Portugal! Como fico contente de saber que temos cerca de cinco milhões de candidatos para o lugar de seleccionador nacional, que chegam, inclusive, a definir tácticas, estratégias, jogadores aos quais o senhor seleccionador deveria ter levado em conta, fazendo dele o eterno incompetente. No entanto, embora se reconheça a sua inaptidão para o cargo, nada impede que os media assumam que o campeonato já está ganho logo à partida, através de campanhas publicitárias que inspiram os adeptos da selecção ao consumo.
No outro dia, quando estava a regressar para casa, começo a ouvir no rádio que uma certa loja de electrodomésticos anunciava a sua campanha referente ao campeonato do Mundo, sendo que os clientes que adquirissem quaisquer produtos na loja durante este mesmo período, e caso Portugal ganhasse o campeonato, todo o dinheiro ser-lhes-ia devolvido. Depois de dois segundos a assimilar o que tinha acabado de ouvir, concluí que esta, provavelmente, era a campanha menos patriótica que conheço - porquê? - porque analisando esta iniciativa, rapidamente se entende que esta loja não tem interesse nenhum em que Portugal ganhe o campeonato, com o risco de lhes causar um enorme rombo no orçamento; pelo contrário, têm interesse em que os patriotas invistam o que podem e que não podem, esperando que a sua selecção não os decepcione, visto que acabaram de colocar todas as suas esperanças na sua vitória, diga-se de passagem, tão provável como para todas as outras nações em jogo.


Meus amigos, iremos novamente entrar numa fase em que durante um mês este país irá viver através do futebol...


Despeço-me com amizade,
Eng.º Sousa Veloso.

P.S.: É uma pena, sinceramente, que em Portugal, a qualidade dos artistas que sobem a palco esteja directamente relacionada com o clube de futebol que gritam para a plateia faminta e indecisa entre o acto de vaiar ou de aplaudir; é triste também que os artistas tenham de chegar a este ponto...

domingo, maio 21, 2006

O Artista é Um Bom Artista

O Ricardo Araújo Pereira Tem Uma Crónica na Visão. (na revista, não no olho)

Mesmo quem não leia a Visão, já há-de ter recebido um daqueles mails FW:LOOOOL! (por Amor de Deus...) com scans directos de páginas dessas crónicas. Um que correu muito foi a que escreveu aquando do (não-)arrastão na Praia de Carcavelos. Estava genial.

A crónica desta semana é bastante pobre... Fraquinha. "Mil filhos são mil a mais" é o título da mais recente Boca do Inferno, para quem quiser consultá-la. Fiquei surpreendido com a qualidade da mesma, mas ontem ainda consegui ser mais surpreso.

Ao correr os canais de televisão, noite dentro, passo pela SIC-Comédia e deparo com o R.A.P. no programa Levanta-te e Ri.
Pensei: "Olha o Ricardo Araújo Pereira. Levanta-te e Ri?... Isto já há-de ter sido há uns tempos...! Deixa lá ver."

Após uma boa piada, ao melhor estilo dele, R.A.P. começa a despejar a crónica da Visão desta semana, a tal dos "Filhos". Sim, é claro que a mesma terá nascido algures nos tempos deste Levanta-te e Ri (que já há-de ter bem mais de um ano), mas dei por mim a adivinhar o que R.A.P. ia dizer a seguir.

O texto da crónica pespegado num palco da TV. Ou, para respeitarmos a cronologia dos factos, exactamente ao contrário. Não houve imaginação, esta semana, para escrever uma crónica original para a Visão?... E, sendo necessário ir ao baú para cumprir um qualquer contrato de publicações, não seria mais agradável se se escolhesse coisas melhorzinhas?

Reconheço uma boa dose de qualidade ao Ricardo Araújo Pereira e respectiva pandilha. Não devemos entrar na mediocridade, especialmente em comédia.


Mas há coisas bem mais importantes que isto.



O Vosso,
Eládio

quinta-feira, maio 18, 2006

EuroVisão

Caros Amigos e Tele-Espectadores da Rádio e Televisão de Portugal,

Acabei de dar por finalizada a locução de mais um Festival Eurovisão da Canção. Nesta oportunidade, calhou ser o de 2006. As nossas Non-Stop lá ficaram pelo caminho e não irão à finalíssima. Parabéns por esta brilhante participação em Atenas-Grécia, amigas Non-Stop.

Enfim... Longe vão os tempos em que me juntava à camarada de locuções Serenella e viajávamos, quais repórteres de guerra, por essa Europa fora, anunciando os resultados das batalhas do pop lusitano no velho e querido continente. Nos dias que correm, enclausuram-me numa cabine sem janelas, em Cabo Ruivo, com uma televisão e um microfone à frente... Quase que podia fazer isto de casa, pelo telefone! Perdoem-me o desabafo, caros tele-espectadores da Rádio e Televisão de Portugal. Longe vão os tempos em que Portugal vibrava com a transmissão da Eurovisão.

Ainda me lembro quando, em 1974, fui enviado pela, na altura, Rádio Televisão Portuguesa, ao Reino Unido, para fazer a reportagem in loco de tão brilhante evento. Aquando da prestação do nosso Paulo de Carvalho, com o incomparável "E Depois do Adeus", chegou-me aos ouvidos a cavaqueira que os meus colegas britânicos, ao meu lado, desenvolviam. Diziam:
- Já me viste a pinta deste cromo? Quem é que usa umas patilhas assim?
- Parece que em Portugal é normal os homens terem-nas assim, fartas...
- Bloody-Hell... mas como é que este povo procria? Como é que as mulheres portuguesas se sentem atraídas por alguém com estas patilhas?
- Esse não parece ser o problema, old-chap, parece que as mulheres portuguesas as usam da mesma maneira.

Nunca percebi por que razão soltaram umas boas risadas com esta conversa...


Há coisas que morrem com o tempo, amigos tele-espectadores.
Não deixemos morrer a Eurovisão.


O sempre Vosso,
Eládio

quarta-feira, maio 17, 2006

O Dia do Iogurte

Caríssimos apreciadores desta bela sopa cibernética,

Segundo a comunicação social, comemorou-se hoje o "Dia do Iogurte".
Consta que não é mais do que uma campanha de marketing para promover a saúde e bem-estar dos cidadãos, através de uma boa nutrição rica em productos lácteos.
Como não só de iogurte vive o Homem, sugiro a comemoração de outros dias também bastante pertinentes:

1º - Dia do Choco Frito;
2º - Dia do Desodorizante Aplicado de Manhã, Antes De Saír De Casa, E Após Exercício Físico;
3º- Dia do Piassaba/Piassava/Piassá Após Utilização de Casa-de-Banho Privada ou Pública;
4º- Dia do Corta-Unhas;
5º- Dia do Deixa-me em Paz, Não Vez Que Não Quero Saber Dessas Promoções;
6º- Dia do Quando É Que Te Calas;
7º- Dia da Frize Limão Não é Vidago Limão;
8º- Dia da Vidago Limão Não é Frize Limão.

Certamente, existem outros dias tão ou mais importantes do que estes, que poderei mais tarde acrescentar.
Como é lógico, todas as sugestões serão bem vindas.


Despeço-me com amizade,
Eng.º Sousa Veloso

terça-feira, maio 16, 2006

O Fracasso tem nome...

Caríssimos apreciadores desta bela panela de sopa cibernética,

Hoje foi-me notificado via e-mail uma curiosidade que certamente despertará alguns momentos de riso saudável e consideravelmente sonoro, mas não o suficiente para despertar a atenção dos demais que nos possam rodear no momento.
Segundo o que me foi informado, se no motor de pesquisa denominado Google digitarmos na janela correspondente à pesquisa a palavra failure, e se de seguida carregarmos no botão onde se lê Sinto-me com sorte, seremos reencaminhados para uma outra página.

Aguardo com impaciência as reacções dos demais.

E novamente, despeço-me com amizade
Eng.º Sousa Veloso

segunda-feira, maio 08, 2006

As Voltas Que o Mundo Dá

Komrades,

Aqui está algo que atrairá tudo o que é jovem yuppie à nossa querida Sopa dos - alguns de nós - tendencialmente menos pobres.

Um panfleto que anuncia o Museu do Comunismo de Praga. Notem, por favor, as indicações para lá chegar, bem no fundo do mesmo...

A piada dos próximos dias na Linha do Girassol.




O Vosso,
Eládio