quarta-feira, maio 24, 2006

O que é que se passa com esta gente?

Caríssimos apreciadores da sopa do dia,

Não sou um grande apaixonado por futebol. Talvez muito por culpa de durante toda a minha infância me ter apercebido que não tinha muito jeito para dominar a bola com os meus dois pés esquerdos, sendo que na selecção das equipas entre colegas, ficava sempre para último, ou então simplesmente não jogava.

Com isto não quero dizer que não sou capaz de assistir e apreciar um bom jogo de futebol. No entanto gosto de distanciamento de todos os comportamentos inerentes aos adeptos dos vários clubes, cuja vitória ou derrota implica uma desculpa para assumir comportamentos aleatórios, muitos deles importados directamente do reino animal, resultantes do consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou de outras substâncias não tão lícitas.


É impressionante a quantidade de pessoal com habilitações desportivas em Portugal! Como fico contente de saber que temos cerca de cinco milhões de candidatos para o lugar de seleccionador nacional, que chegam, inclusive, a definir tácticas, estratégias, jogadores aos quais o senhor seleccionador deveria ter levado em conta, fazendo dele o eterno incompetente. No entanto, embora se reconheça a sua inaptidão para o cargo, nada impede que os media assumam que o campeonato já está ganho logo à partida, através de campanhas publicitárias que inspiram os adeptos da selecção ao consumo.
No outro dia, quando estava a regressar para casa, começo a ouvir no rádio que uma certa loja de electrodomésticos anunciava a sua campanha referente ao campeonato do Mundo, sendo que os clientes que adquirissem quaisquer produtos na loja durante este mesmo período, e caso Portugal ganhasse o campeonato, todo o dinheiro ser-lhes-ia devolvido. Depois de dois segundos a assimilar o que tinha acabado de ouvir, concluí que esta, provavelmente, era a campanha menos patriótica que conheço - porquê? - porque analisando esta iniciativa, rapidamente se entende que esta loja não tem interesse nenhum em que Portugal ganhe o campeonato, com o risco de lhes causar um enorme rombo no orçamento; pelo contrário, têm interesse em que os patriotas invistam o que podem e que não podem, esperando que a sua selecção não os decepcione, visto que acabaram de colocar todas as suas esperanças na sua vitória, diga-se de passagem, tão provável como para todas as outras nações em jogo.


Meus amigos, iremos novamente entrar numa fase em que durante um mês este país irá viver através do futebol...


Despeço-me com amizade,
Eng.º Sousa Veloso.

P.S.: É uma pena, sinceramente, que em Portugal, a qualidade dos artistas que sobem a palco esteja directamente relacionada com o clube de futebol que gritam para a plateia faminta e indecisa entre o acto de vaiar ou de aplaudir; é triste também que os artistas tenham de chegar a este ponto...