sábado, novembro 04, 2006

Turismo Rural


Já é sabido por essa blogoesférica que o Vosso Eládio gosta de passear.

Na última incursão pelo País-a-dentro, fui fazer a ligação em Comboio-Regional entre o Entroncamento e Elvas. Após uma agradável viagem de velocidades medianas por vezes marcada por reduções drásticas resultantes de linha a necessitar de renovação, chega-se a Elvas.

Quem não compreende a beleza de demorar três horas e um pedaço para fazer essa Linha do Leste, nunca apreciará a formosura agreste da paisagem, das terras e das gentes que a vão ladeando.

Mas, se formos pragmáticos, tecnocratas ou simplesmente práticos, demoram-se mesmo três horas (e ainda mais o pedaço) a percorrer pouco mais de cem quilómetros. Mas chega-se lá, a Elvas, a eternamente mal conotada terra fronteiriça que, por sê-lo, convida sempre a ser abandonada. Como resposta a essa situação, num grito de desespero - que até poderá ser bem disposto - alguém decide, ao abrir um café em frente à estação ferroviária, dar-lhe o nome que a foto ostenta. Depois de uma viagem a ritmo lento, numa oscilante automotora, deparamo-nos com este estabelecimento. Numa terra que se resignou a ver os comboios, os carros e as pessoas a passar.

Eládio Clímaco



1 Comments:

At 11:09 da manhã, novembro 12, 2006, Blogger - said...

Caríssimo Eládio,

Que momento tão hilariante captado pelo seu aparelho de captura de imagem!
A isto poderemos chamar de verdadeira ironia! Pelo menos sabemos (ou temos ideia de sabe) quais as razões do dono do bar lhe ter colocado esta denominação. A dúvida que eu coloco é a seguinte: Será que os seus habituais frequentadores terão noção daquilo a que esta abreviatura se refere?

 

Enviar um comentário

<< Home